segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Cabelos

Toriyama ao longo da série fez diversas mudanças nos penteados dos seus personagens, até para justificar a passagem dos anos pesando nos personagens ou, no caso dos Saiyajins, caracterizar um aumento de poder em suas transformações como Super Saiyajin. Abaixo faremos um retrospecto dos visuais adotados pelos personagens ao longo da série:

Anime

ChiChi teve poucas mudanças em seu visual. Desde criança até o seu encontro com Goku no 23º Tenkaichi Budokai, ChiChi possui o mesmo penteado, com mechas soltas e franja. A partir da série Z, quando ChiChi já era mãe de Gohan, a própria adota um visual mais caseiro, usando um com coque mas mantendo as franjas. E com o passar dos anos já como mãe de Goten, ChiChi mantém o coque mas sem as franjas.

No final de Dragon Ball Z (volume 42), após passados 10 anos desde a batalha contra Buu, ChiChi aparece usando um rabo de cavalo sem seu tradicional coque, durante o 28º Tenkaichi Budokai na platéia para assistir a luta em que Goku participa. E por fim, em DBGT, ChiChi volta a usar o cabelo solto, mas sem franjas e com dois “prendedores” nos cantos.

Goten possui uma semelhança incrível com seu pai, Goku. A diferença de seu visual quando criança está apenas na transformação em Super Saiyajin (volume 36), aparecendo um maior número de mechas na transformação, como ocorre com os outros Super Saiyajins da série. No final de Dragon Ball Z (volume 42), Goten muda seu penteado para não ficar tão parecido com Goku. E em Dragon Ball GT, Goten aparece com um novo corte e, sem grandes diferenças durante a transformação em Super Saiyajin.

Pan em nada mudou seu penteado. Quando aparece no final de Dragon Ball Z (volume 42), ainda tem o cabelo bem curtinho, mas em Dragon Ball GT até o último episódio quando se passa 100 anos, permanece com o mesmo estilo de cabelo, com as mechas e franja característica.

Videl teve mudanças radicais em seu visual. Inicialmente (volume 36), Videl usa dois prendedores de cabelo, mas teve que retirá-las ao aparar seu comprido cabelo para dar início ao treinamento com Gohan. No final de Dragon Ball Z (volume 42), Videl mantém o cabelo curto, mas com uma grande franja. Em Dragon Ball GT, Videl novamente muda seu penteado, sem franja e com uma grande trança na nuca. No especial comemorativo de 25 anos da Jump, Doragon Bōru Ossu! Kaette Kita Son Gokū to Nakama-tachi!! (ドラゴンボール オッス!帰ってきた孫悟空と仲間たち!!), que se passa dois anos após a derrota de Buu, Videl aparece com um visual pouco diferente daquele de quando aparou seu cabelo para treinar com Gohan.

Mr. Satan não teve grandes mudanças em seu visual, a não ser a visível perda de cabelo devido ao avançar da idade. No final de Dragon Ball Z (volume 42) e em Dragon Ball GT é possível notar essa perda, onde em Dragon Ball GT, além de estar quase careca, seu bigode junta-se as suas costeletas.

Launch também não teve nenhuma mudança durante suas aparições, tanto na sua forma boa como na sua forma malvada. Em DBZ, seu cabelo ficou mais ondulado, mas não foi exatamente uma mudança feita pelo personagem, mas sim o traço dos desenhistas que evoluiu. O curioso aqui são as raríssimas vezes em que Launch aparece sem a sua tradicional fita na cabeça.

Gohan teve grandes mudança em seu visual, ao longo da série. Ainda bebê até o seu primeiro encontro com Raditz, Gohan possui o mesmo corte de cabelo, com exceção do cabelo comprido. Durante seu treinamento com Piccolo Jr., Gohan prende o cabelo e adota um visual mais rebelde, como diria sua mãe ChiChi. Mas para a sua infelicidade, Gohan sofre uma mudança radical, graças a imposição de ChiChi para reforçar a imagem de garoto mimado da mamãe, sendo alvo de risos.

Como pré-adolescente, Gohan volta a adotar o visual semelhante ao de quando foi treinado por Piccolo Jr., até ter seu cabelo cortado ainda dentro da Sala do Tempo por Goku, já que havia crescido bastante. A partir daí, Gohan só tem mudanças em seu visual ao transformar-se em Super Saiyajin 1 e Super Saiyajin 2, sendo esta com uma grande mecha caída na frente de seu rosto e com as demais mechas bastante elevadas.

Já adolescente, Gohan deixa o cabelo relativamente curto em relação quando era criança e com uma mecha caída a frente do rosto. Sua transformação em Super Saiyajin quase não altera seu visual. Já no final de Dragon Ball Z, a mecha caída já não aparece mais. Por fim, seu visual em Dragon Ball GT não possui muita diferença em relação ao visual anterior.

Mirai Gohan além de pertencer a uma outra linha temporal que conhecemos, possui um visual bem diferente do Gohan adolescente da saga de Majin Boo. Seu corte lembra e muito o de Gohan assim que saiu da Sala do Tempo, na linha temporal da série.

A eterna ajudante de Pilaf, Mai, teve mudanças significativas em seu visual. Na série Dragon Ball, Mai tem um longo cabelo enegrecido e uma franja destacável. Já em Dragon Ball GT, devido a idade, Mai não exibe mais o longo cabelo, além do cabelo estar com uma coloração bem diferente, bastante esverdeado. Apesar de só aparecer de touca, Mai não deve ter mais a marcante franja que exibia.

No capítulo 154 de DBZ, ao ser indagada por Bulma do porquê do cabelo de Vegeta não ter crescido, mas o de Trunks sim, Vegeta responde: “Os Saiyajins puros como eu não sofrem mudanças no cabelo, desde que nascem”. E Goku completa: “É por isso que meu cabelo não cresce?”. Ironicamente, o puro Saiyajin durante ao longo da série sofreu pequenas mudanças em seu visual. Quando ainda pequeno, Vegeta possui várias pontas de cabelo caídas em sua testa e somente na sua fase adulta que Vegeta aparece com a característica entrada no meio da testa. Mas o mais curioso é que nos primeiros episódios da série Z, onde Vegeta e Nappa aparecem em um planeta desconhecido (episódio 5), Vegeta aparece inicialmente com um cabelo acastanhado, diferente da cor preta que carrega desde sua aparição na Terra até o fim da série GT. Entretanto, em Dragon Ball Kai houve manipulação digital no episódio onde aparece Vegeta pela primeira vez, aparecendo com o cabelo da cor preta.

Mas em Dragon Ball GT, Vegeta também aparece com um visual um pouco modificado. Seu cabelo aparece bem mais curto que o normal. E é na sua transformação como Super Saiyajin 4 que Vegeta esbanja uma longa cabeleira.

Trunks em nada mudou, desde Dragon Ball Z até Dragon Ball GT, mantendo o mesmo corte característico.

Até mesmo se compararmos com Mirai Trunks, ambos possuem o mesmo corte padrão.

Entretanto, Mirai Trunks sofre algumas mudanças durante o pouco tempo que ficou no passado. A começar, quando sai pela primeira vez na Sala do Tempo (episódio 153), onde seu cabelo cresce bastante, a ponto de prendê-lo atrás com uma fita. Na sua transformação como Super Saiyajin, seu cabelo adquire um visual completamente diferente de quando transformado em Super Saiyajin com o cabelo curto.

Já no episódio 162, Trunks ao aumentar ainda mais o seu poder como Super Saiyajin, após ver Vegeta caído frente a Cell, faz com que seu laço queime diante tamanha força emanada, ficando com os cabelos soltos. E, logo após ser derrotado por Cell pela primeira vez, podemos ver Trunks nos capítulos seguintes com seu cabelo solto totalmente, sem estar transformado. Antes de retornar a Sala do Tempo, Trunks corta seu cabelo como era desde sua primeira aparição na série, mas seu cabelo volta a crescer da mesma forma após sair.

O neto de Pan, Goku Jr., mantém o mesmo visual no breve especial para TV de Dragon Ball GT e no capítulo final da série GT. Sua transformação em Super Saiyajin quase não altera seu visual.

Broly, o arqui-inimigo não canônico de Goku sem sombra de dúvidas é o personagem mais controverso da franquia Dragon Ball. É responsável pelas maiores discussões em torno de quem é o lendário Super Saiyajin, dos níveis que ele alcançou, da força que ele possui e principalmente pela cor real do seu cabelo. No filme Doragon Bōru Zetto Moetsukiro!! Nessen Ressen Chō-Gekisen (ドラゴンボールZ 燃えつきろ!!熱戦・烈戦・超激戦), onde vários flashbacks sobre a infância de Broly são apresentados, podemos creditar a cor púrpura similar a do cabelo de Trunks, quando Broly era ainda um bebê. Mas depois vemos uma cena de um Broly jovem, com uma tonalidade de cabelo diferente da de quando bebê. E a cor do seu cabelo já adulto tende para a tonalidade preta e azul. E para piorar, o cabelo de Broly varia para as cores amarela e verde quando transformado em Super Saiyajin. De teorias como a do controlador mental que Broly usava e que influenciava no seu verdadeiro Ki (e consequentemente na cor de cabelo) ou a teoria que cita a energia verde em volta de Broly que fazia com que tal cor refletisse em seu cabelo, o que sabemos que nenhuma delas são oficiais e que felizmente Broly é um mero personagem não canônico que não influencia o storyline da série.

Ao menos, as poucas madeixas que aparecem em Bio Broly, no filme Doragon Bōru Zetto Sūpā Senshi Gekiha!! Katsu No wa Ore da (ドラゴンボールZ 超戦士撃破!!勝つのはオレだ,) são verdadeiramente amarelas!

O visual de Kurilin sofreu significativas mudanças no final da série. Desde a sua aparição até o desfecho da saga de Cell (e da saga não canônica de Garlic Jr. no anime), Kurilin ostentava uma careca que marcou por toda a série, sendo sempre alvo de piadas ou de situações bizarras, principalmente nos filmes de Dragon Ball Z. A partir da saga de Buu, Kurilin ostentou uma cabeleira com um visual meio jovem. Já a partir do episódio 289 de Dragon Ball Z, passados 10 anos após a derrota de Buu, Kurilin possui o mesmo estilo de cabelo, porém menor e com um ar mais adulto. Já na série Dragon Ball GT, Kurilin aparece com cabelo grisalho e um enorme bigode. Curiosamente, no especial comemorativo de 25 anos da Jump, Doragon Bōru Ossu! Kaette Kita Son Gokū to Nakama-tachi!! (ドラゴンボール オッス!帰ってきた孫悟空と仲間たち!!), que se passa dois anos após a derrota de Buu, Kurilin aparece no filme novamente com sua clássica careca.

Marron, a filha de Kurilin, apesar do pouco destaque dado na série, teve também uma mudança radical no visual. A princípio, tanto durante a sua primeira aparição em Dragon Ball Z no início da saga de Buu até 10 anos após a derrota de Buu, Marron adotava um visual bem infantil, com dois prendedores de cabelo acima das orelhas e bem visíveis. Já em Dragon Ball GT, Marron ainda adota os prendedores, mas escondidos abaixo das orelhas e geralmente aparece nas pouquíssimas cenas da série usando um chapéu.

Andróide 18 também sofreu poucos mudanças durante a série. Em sua primeira aparição, já na saga de Cell em Dragon Ball Z, Andróide 18 ostentava um cabelo longo e somente 10 anos após a derrota de Buu, teve suas longas madeixas cortadas. Já em Dragon Ball GT, a diferença de seu corte de cabelo é mínima, estando um pouco mais volumoso que na sua última aparição em Dragon Ball Z.

A filha mais nova de Vegeta, Bra, apareceu pela primeira vez no episódio 289 com um único prendedor de cabelo na cabeça. Já em Dragon Ball GT, Bra adotou o cabelo solto, com uma pequena fita passada entre as franjas.

Uub é um dos poucos personagens da franquia que não sofreram mudanças em relação ao visual. Mesmo após Buu ter se mesclado a Uub em Dragon Ball GT, apenas as roupas mudaram em relação a essa “absorção”.

Mestre Kame também é outro dos poucos personagens que não sofreram mudanças significativas no visual. Porém, evidentemente que quando mais jovem, Mestre Kame não ostentava sua marcante barba branca e possuía cabelo. A alteração significativa está quando foi discípulo de Mutaito, ficando totalmente careca. Seu disfarce como Jackie Chun era composto de uma cabeleira cinza.

O rival de Mestre Kame e também irmão de TaoPaiPai, Mestre Tsuru, também teve poucas alterações no visual. Sendo mais jovem ou mesmo mais velho, o estilo do penteado é parecido, diferenciando-se apenas na cor dos cabelos devido a idade. A alteração significativa está quando foi discípulo de Mutaito, ficando totalmente careca.

Por mais que Chaoz sempre aparecesse na série usando seu tradicional gorro, Chaoz esconde nele um único fio de cabelo em toda sua cabeça.

Suno é sem dúvida o personagem mais reutilizado em cenas de personagens fillers do anime, inclusive seu character design é parecido com a personagem Pansy, de Doragon Bōru Shenron no Densetsu (ドラゴンボール 神龍の伝説). Entretanto, de todas as aparições no anime, inclusive em GT, Suno ostenta o mesmo estilo de cabelo ruivo, característico da personagem. A maior curiosidade está no mangá, onde Suno tem na verdade o cabelo loiro.

Yajirobe não teve nenhuma mudança significativa no seu visual. Somente em Dragon Ball Z, na saga de Buu, que Yajirobe aparece com um ralo bigode. E é em Dragon Ball GT, no episódio 40 que Yajirobe aparece pela única vez em toda a série, portando um respeitável bigode e suas sobrancelhas que ficaram bem mais curtas.

Upa, além das poucas aparições em Dragon Ball Z e principalmente em GT, não teve nenhuma mudança significativa no seu visual. A curiosidade está em seus olhos que são apenas pontos pretos quando criança e que na sua fase adulta foram alterados para olhos normais.

Bora, o pai de Uupa também não teve nenhuma mudança significativa em seu visual, desde a sua participação em Dragon Ball, nas raras cenas em Dragon Ball Z e na única cena em Dragon Ball GT, episódio 40.

Nappa pelo pouco que foi apresentado a série Dragon Ball Z e Dragon Ball GT, sempre ostentou um bigode e uma esbanjada careca. Entretanto, em cenas onde Vegeta aparece ainda jovem junto a Nappa, o mesmo o acompanha ostentando um curto cabelo.

Bulma é sem sombra de dúvidas o personagem com a maior alteração de visual em toda a franquia Dragon Ball. São exatamente 19 penteados, incluindo Dragon Ball GT. O primeiro penteado de Bulma, que contém uma trança e uma fita vermelha dura pouco: desde o primeiro encontro com Goku até o seu primeiro banho na primeira noite em companhia com Goku em busca as esferas. Seu segundo penteado abandona a trança e possui um prendedor de cabelo amarrando uma mecha no lado esquerdo acima da orelha e dura também pouco, até a parte onde Bulma metralha Goku ao descobrir que ele tirou sua calcinha. Bulma retorna com o seu primeiro penteado com trança e laço vermelho na cabeça, porém tem uma duração de aproximados 40 segundos, já que é no final do episódio 3, após Bulma tentar viajar com Goku na nuvem voadora, sem sucesso. Já no episódio 4, Bulma estréia mais outro visual, usando franjinha e dura consideravelmente. É este o penteado que Bulma usa quando coloca as orelhas de coelho na cabeça, um dos visuais mais marcantes da personagem. E ele é deixado de lado quando Bulma visita o vilarejo onde atua a Gangue Coelho, onde a mesma compra novas roupas e usa um prendedor ao estilo do traje usado, que acompanha a personagem até o desfecho da saga Pilaf.

Bulma só reaparece na série durante os acontecimentos do 21º Tenkaichi Budokai. Seu visual compõe da já antiga fita vermelha, porém sem tranças, apenas prendendo o cabelo e dura somente durante o torneio. Bulma novamente reaparece a série durante os acontecimentos da saga Red Ribbon, após Goku ir até sua residência. O visual de Bulma aqui é muito parecido com seu segundo visual na série, diferenciando-se apenas do tipo de prendedor de cabelo usado. Este visual é mantido até o desfecho da saga Red Ribbon. E é entre os acontecimentos do 22º Tenkaichi Budokai até o desfecho da saga Piccolo Daimaoh que Bulma ostenta um cabelo curtinho, que é mudado novamente durante o 23º Tenkaichi Budokai, voltando a franja e o longo cabelo, sendo este o último visual que Bulma usa em Dragon Ball.

Já em Dragon Ball Z, Bulma reaparece com mais um novo visual, com um corte curto e uma franja caída para o lado direito. Durante a chegada dos Saiyajins Nappa e Vegeta, Bulma aparece com sua clássica fita na cabeça e um cabelo mais volumoso. E é pouco após o desfecho da luta entre Vegeta e Goku, enquanto este se recupera de seus ferimentos no hospital, que Bulma mais uma vez seu visual, com um cabelo totalmente solto e volumoso, sendo mantido por poucos episódios, já que Bulma aparece com seu décimo terceiro visual, com uma tiara rosa na cabeça, cabelo curto e franja. Este é outro visual marcante da personagem, face ao grande número de episódios que Bulma aparece com este visual e sua relativa importância e participação nesta parte da trama, sendo usado desde a sua ida à Namek até o fim da saga de Freeza.

Bulma aparece novamente com o cabelo solto e volumoso no dia em que evocaram Porunga para ressuscitar seus amigos. A diferença do antigo visual está na caída da franja. Esse visual teve curta duração no mangá, mas no anime perdurou até o final da saga filler de Garlick Jr.. Já o estilo “black power” foi usado pela primeira vez no episódio da chegada de Freeza e seu pai Cold ao planeta Terra e durou pouco tempo, sendo mudado para o corte de cabelo curto com franja no dia da chegada dos andróides 19 e 20. Esse visual perdurou por toda essa saga, incluindo a saga de Cell, até o seu desfecho.

Foi na saga de Buu que Bulma adotou seu penúltimo visual na série Dragon Ball Z, sendo ele um cabelo curto. Por fim, seu último visual em Dragon Ball Z apareceu após 10 anos do desfecho da batalha entre Goku e Buu, durante o Tenkaichi Budokai. Já uma senhora de idade, como mesmo disse Goku, esse visual contava com um enorme topete. E foi em Dragon Ball GT que Bulma mudou pela última vez seu visual, 10 anos mais velha após o desfecho da série Dragon Ball Z, porém muito parecido com o penteado anterior.

E mesmo com um sofrido futuro alternativo, Bulma aparece com um visual totalmente inédito dentre os outros apresentados na linha temporal da série. Decididamente, Bulma tem estilo!

Fonte: Kami-Sama

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Colaboradores