segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Hierarquia

Os Kaios e os KaioShins
Dai KaioShin (ou Master KaioShin) é dentro do universo de Dragon Ball o Deus supremo de maior importância, líder de todas as coisas vivas incluindo todos os outros Deuses, não importando qual seja o setor do universo. Abaixo de sua hierarquia têm-se os 4 KaioShins, onde cada KaioShin corresponde a um setor do universo, sendo eles: Norte, Sul, Leste e Oeste. Apesar do Ro-KaioShin (ou KaioShin velho) ser na verdade um ancestral de 15 gerações atrás do atual KaioShin do Leste além de ter sido aprisionado por um vilão na lendária Espada Z durante todas essas gerações (ou seja, não participando de inúmeros acontecimentos do Universo), aparentemente ele possui um grau hierárquico (seja por critérios de respeito ou idade) maior que o próprio KaioShin do Leste (mesmo estando no mesmo patamar hierárquico), após ser libertado. Mas isso não o torna um Dai KaioShin.
Para uma melhor compreensão, a palavra “Kaio” é uma conjunção das palavras “Kai” (“mundo”) e “O” (“Rei”). “Shin” tem o mesmo sentido que “Kami” (“Deus”), logo “KaioShin” seria o “Deus dos Kaios” ou “Deus dos Reis do Mundo”. E “Dai” tem o mesmo significado de “grande”, logo “Dai KaioShin” seria o “Grande Deus dos Reis do Mundo”.
Segundo o guia “Super Exciting Guide: Character Volume”, lançado em 2009, Toriyama explica como surgiram os Kaios e KaioShins e a expectativa de vida deles, que é de “apenas” 75.000 anos. Em contrapartida há eventos na cronologia descritos no Daizenshuu 7 (ou Daijiten, em 1996), onde o KaioShin do Leste possui em tese mais do que cinco milhões de anos de existência. E para piorar, todas as passagens de tempo citadas no mangá durante os eventos em que aparecem ou citam os KaioShins são descritas como “há muito tempo atrás”. Entretanto deve-se considerar que os Daizenshuus abordam tanto os acontecimentos relevantes citados no mangá como também no anime, podendo gerar contradições. Ou então Toriyama, que muitas vezes assume esquecer tal parte ou personagem da sua obra, tenha se enganado.
Curiosamente, Ro-KaioShin diz no mangá que tinha “apenas” mais uns 1000 anos de vida, antes de trocar sua vida pela de Goku.
inda sobre o guia “Character Volume”, Toriyama explica que os Kaios e KaioShins vivem no Planeta Kaishinsei (ou Kaishin), um gigantesco planeta onde existe uma monstruosa árvore (ou árvores, não é claro devido a ausência de gênero e número no silabário japonês) chamada Kaiju, de onde nascem os Shin-jis (芯人), que incluem os Kaios e os KaioShins. Na verdade, Kaiju tem significado de monstruoso. Os Kaios nascem de frutos normais e os KaioShins nascem de frutos especiais dourados raríssimos. Nesse planeta vivem 80 indivíduos e os Shin-jis frequentam uma escola em um castelo para aprender suas funções.
Se um Kaio morrer em seu posto outro é escolhido para substituí-lo, em um sorteio. Porém o Kaio Sama do Norte, mesmo depois de morto (na explosão de Cell), mantinha aparentemente suas funções hierárquicas, mas isso acentuava-se mais no anime que no mangá (no mangá, Kaio do Norte apenas ajuda na comunicação entre os humanos e Vegeta, nos momentos finais da saga de Buu). Porém, Ro-KaioShin mesmo após ter trocado sua vida pela de Goku, ainda se metia nos acontecimentos do Universo (tanto no anime quanto no mangá), sendo contra o uso das Esferas do Dragão de Namek na reta final da saga de Buu, por exemplo. Isso, sem contar suas inúmeras interferências em Dragon Ball GT.
O planeta Kaishinsei não é o Kaioshinkai, o Planeta Sagrado dos KaioShins. Até porque o planeta está completamente inabitado durante a batalha final entre Goku, Vegeta e Kid Buu. E no próprio mangá há uma referência sobre o Kaioshinkai como um lugar onde nem Dai Kaio-Sama pôs os pés.
Toriyama descreve o Kaishinsei como uma área fora da esfera que representa o Universo de Dragon Ball. Porém, o Kaioshinkai é representado nos Daizenshuus da mesma forma que o Kaishinsei.
Dentre os 4 KaioShins, o de maior destaque é o KaioShin do setor Leste. Ele é o Deus responsável por 4 galáxias no setor Leste. Abaixo de sua autoridade está Dai Kaio-Sama (ou Master Kaio), que rege a galáxia do Norte e todos os Deuses abaixo dele. Em cada setor da galáxia existem 4 Kaio-Samas (Norte, Sul, Leste e Oeste) que protegem suas respectivas galáxias. Por último, cada planeta que possui vida superior tecnicamente tem uma espécie de Deus que o protege. Kami Sama é o Deus da Terra em Dragon Ball. Apesar de serem denominados Deuses, os mesmos vivem uma vida semelhante aos outros seres que habitam o planeta no qual eles devem proteger.
O papel do Deus da Terra é basicamente a de ser um guardião do planeta e, ao contrário dos demais Deuses de Dragon Ball, não há uma linhagem específica de raça para assim se tornar o guardião protetor da Terra. Isso é provado quando Kami Sama (Piccolo) tenta convencer Goku a assumir seu cargo. E o próprio Kami Sama é um alienígena oriundo do Planeta Namek.
No mangá, apenas temos conhecimento da existência do Kaio-Sama do Sul e do Kaio-Sama do Norte, tanto em citações como fisicamente em eventos. Na saga de Buu, apesar de Dai Kaio-Sama aparecer fisicamente apenas no anime, Kibitto cita no mangá (e também no anime) que nem mesmo o Dai Kaio-Sama adentrou o KaioShinkai, após o KaioShin do Leste ter a idéia de levar Gohan até o Planeta Sagrado para dominar a lendária Espada Z. E antes disso, Piccolo Jr. pergunta para o KaioShin do Leste, durante o Torneio de Artes Marciais, se ele é o Dai Kaio-Sama e após a revelação comenta para si mesmo que sabia apenas que existe um Dai Kaio-Sama que comanda os outros 4 Kaio-Samas (sem citar suas regiões de domínio na Galáxia – Norte, Sul, Leste ou Oeste).
No anime, temos acontecimentos que envolvem todos os 4 Kaio-Samas e o Dai Kaio-Sama. Logo, conhece-se apenas 3 membros da hierarquia dos Kaio-Samas no mangá (Kaio-Sama do Norte, do Sul e Dai Kaio-Sama), mas existe a citação no mangá dos outros 2 membros existentes na hierarquia do anime, feito por Piccolo Jr.. Lembrando que por mais que seja óbvio eles pertencerem aos domínios Leste e Oeste, os 2 Kaio-Samas restantes não são descritos no mangá quanto a sua região de domínio. Já no anime, eles são o Kaio-Sama do Leste e o Kaio-Sama do Oeste.
Tanto o Dai KaioShin como os outros 4 KaioShins são citados no mangá, aparecendo fisicamente apenas o KaioShin do Leste (durante a saga de Buu). Dai KaioShin e o KaioShin do Sul também aparecem fisicamente, mas apenas nas memórias do KaioShin do Leste. Ou seja, o character design dos KaioShins do Oeste e do Sul são exclusivos do anime (que também mostra os outros KaioShins e o Dai KaioShin), mas por serem todos citados no mangá, inclusive por região de domínio correspondente, a hierarquia dos KaioShins é igual tanto no anime quanto no mangá.
Enma Daioh, Céu e Inferno
Além dos Kaios e KaioShins destacam-se também outros seres que possuem sua importância no mundo espiritual. Citemos o Sr. Emma-Daioh, que é o juiz na cidade de dos Mortos (ou Purgatório), localizado no Outro Mundo; seus assistentes, como os Guardiões do Portão; e os Trabalhadores do Inferno. Os Guardiões do Portão do Inferno são mostrados apenas no anime, assim como todos os acontecimentos que envolvam o Inferno e os seres que nele habitam ou trabalham. Mas outros ajudantes aparecem no mangá, como o guia que levou o Goku de carro até o início do Caminho da Serpente.
Qualquer um que morrer é julgado por Emma-Daioh, que decidirá para onde encaminhar o morto. Pessoas que fazem boas ações em suas vidas conseguem privilégios e mantém seus corpos junto a sua alma, mesmo estando mortos. No Purgatório, Enma Daioh demonstra ocupar o mais alto posto do local, já que ele que decide o que fazer no lugar.
De acordo com Kami Sama (Piccolo), o Kaio do Norte é muito mais forte que Enma-Daioh, além dele ocupar uma posição hierárquica respeitada até pelo próprio Enma-Daioh. Talvez pela posição hierárquica, Deuses como os Kaio Samas e Kaioshins não são obrigados a comparecerem no Purgatório para serem julgados por Enma-Daioh. Temos como exemplo Ro-KaioShin, que dá a sua vida para reviver Goku e que, no mesmo instante, aparece se levantando com seu corpo físico intacto, só que com uma auréola na cabeça e sem passar pelo Purgatório e sem ser julgado por Enma-Daioh.
O mesmo tratamento não ocorre com Kami Sama (Piccolo), que é tratado por Enma-Daioh como um guardião qualquer e, inclusive, o próprio Kami Sama o teme.
Lembrando que o Makai e o Inferno (Hell) em Dragon Ball são retratados como duas coisas diferentes. A cultura ocidental tende a generalizar os dois lugares. Lembrando também que o Inferno é apenas citado no mangá, mas nunca mostrado.
Dabura, Demônio, Rei do Makai ou Makaioshin?
Paralelamente à hierarquia dos Deuses do Universo, no Mundo dos Demônios (ou Makai) existe também o posto de Rei do Mundo dos Demônios, onde Dabura assume o título. No “Character Volume” explica que todo Shin-jin que nasce mau e sem bondade acaba indo para o Makai. Logo, Dabura poderia ser um Shin-jin que nasceu sem a bondade no coração, tornando-se um Makaio (Rei do Mundo dos Demônios). Porém o “Character Volume” cita a existência do MakaioShin (ou dos MakaioShins, devido a ausência de gênero e número no silabário japonês – 魔界王神), como sendo o Deus supremo (ou um dos Deuses supremos) dos Reis do Mundo dos Demônios (Makaios). A grande incógnita é saber se Dabura é de fato o (ou um) MakaioShin ou apenas um Shin-jin mau que foi para o Makai, tornando-se um dos Reis (ou o único Rei) dos Demônios. Ou se não é nada disso.
Cabe ressaltar que Dabura é Rei do ANKOKU MAKAI (暗黒魔界の王), segundo os diálogos do KaioShin do Leste no mangá. Não existem dados no anime ou no mangá que definem se o ANKOKU MAKAI é um território qualquer do Makai ou se é o Makai em si. O que se sabe é que Dabura, segundo o próprio KaioShin do Leste, é o número 1 no Mundo dos Demônios. Dabura seria o Rei do Mundo dos Demônios das Trevas, conforme a tradução de ANKOKU MAKAI (暗黒魔界).
No mangá, Kurilin, impressionado com a revelação do KaioShin do Leste a respeito de Dabura, indaga: “Re… rei do Mundo dos Demônios? Que raio de mundo é esse?”. Nesse momento, Kurilin trata Dabura como o Rei do Mundo dos Demônios (魔界の王), entretanto é uma afirmação de Kurilin, que lá conhecia a origem de Dabura. Por isso é complicado definir se Rei do ANKOKU MAKAI e Rei do Mundo dos Demônios (ou Makaio) é a mesma coisa ou não. O que se sabe é que Dabura é tido como Rei do ANKOKU MAKAI e que no Mundo dos Demônios ele é o número 1, tratado como o mais poderoso (em termos de força) neste lugar.
É descrito também no “Character Volume” que um MakaioShin é menos poderoso que um KaioShin. Entretanto, Dabura possui muito mais força que Kibitto (aparentemente também um Shin-jin) e o próprio KaioShin do Leste. Ou pelo menos aparenta ter já que, mesmo que o poder total e real do KaioShin do Leste nunca tenha sido demonstrado, o mesmo teme e evita uma luta direta com Dabura passando-a para Gohan. Lembrando que nessa etapa da história, Gohan é muito mais forte que o KaioShin do Leste e um pouco mais fraco que Dabura.
Podemos concluir que ou o poder de Dabura elevou-se absurdamente até mesmo para um Shin-Jin mau, com a manipulação mágica de Babidi (o efeito Majin) ou então Dabura é de fato um MakaioShin com aumento significativo do efeito Majin (considerando a fala de KaioShin do Leste no mangá, que diz que no Mundo dos Demônios, Dabura é o número 1). Ou na pior das hipóteses, o KaioShin do Leste é muito fraco (o que também é uma incógnita, já que em momento algum ele usou seu poder máximo). Porém, isso é pura interpretação pessoal, já que Toriyama deixou em aberto estes questionamentos.
Há que considerar também que apesar de todo Shin-jin mau ir para o Makai, não é explícito que o Makai seja constituído apenas de Shin-jins maus. Logo, o próprio Dabura pode também não ser um Shin-jin, mas apenas um outro ser que assim como os Shin-jins maus, também habita o Makai, conquistando por lá uma posição hierárquica entre os demais demônios.
Cabe lembrar também que não há argumentos suficientes que comprovem que a ida de um Shin-jin mau para o Makai o torne obrigatoriamente um Makaio (Rei do Mundo dos Demônios) ou um MakaioShin.
Com isso, a única conclusão é que Dabura é o Rei de alguma coisa no Makai. Não se sabe se de todo o Makai ou de parte dele. E, sendo o número 1 do Mundo dos Demônios, difícil de não acreditar que ele possa ser um (ou o) MakaioShin. Só que isso não é o suficiente para provar que Dabura seja um Shin-jin mal, já que Toriyama não explica no “Character Volume” que posições esses Shin-jis malvados assumem no Makai.
Força dos Deuses e Seres espirituais
A força de um Kaio ou KaioShin é baseada em poucos fatos e mais em palavras. Segundo o KaioShin do Leste, todos os cinco KaioShins (incluindo o Dai KaioShin e ele) tinham poder de derrotar inimigos como o Freeza com apenas um golpe. Piccolo Jr., durante o Torneio de Artes Marciais, desiste da luta contra KaioShin do Leste alegando que o nível das forças era incomparável, sem saber de fato que seu adversário era um KaioShin (porém desconfiava que fosse Dai Kaio-Sama).
KaioShin do Leste se reconhece como o mais fraco de todos os outros KaioShins que existiram. O KaioShin do Sul, absorvido por Kid Buu, é descrito como o mais forte e o mais valente dos KaioShins, mas no mangá não é possível analisar o quanto sua força se tornou um empecilho para o Kid Buu. Bem diferente do anime, que mostra um KaioShin do Sul com uma força equiparável ao de Kid Buu.
KaioShin do Leste prefere uma luta direta com Babidi a enfrentar Dabura, deixando este fardo para Gohan. Babidi é posteriormente vencido por Piccolo Jr. com um único e medíocre golpe (sobrevivendo por sorte). Piccolo Jr. é mais fraco que Gohan, além de ter sido transformado em estátua facilmente por Dabura. Gohan é mais poderoso que KaioShin do Leste (segundo este), mas Gohan não consegue dar conta de Dabura, cansando-se rápido. Por comparações de força, o nível de Dabura é descrito, tanto no anime quanto no mangá, como similar ao de Cell, sem gerar grandes surpresas a Vegeta e Goku.
O Ro-KaioShin libertado da Espada Z deixa claro a Goku, Gohan, Kibitto e KaioShin do Leste que seu grande poder (o mesmo poder que o ser malvado que o aprisionou temia) refere-se ao poder mental e não físico, após receber um Ki Blast de Goku na cara.
Kaio-Sama do Norte declara a Goku que a força de Vegeta e Nappa (que se dirigiam ao planeta Terra) era sobrenatural e o poder dos dois chegava a ser maior que o dele próprio. Sem contar que Kaio-Sama temia Freeza desesperadamente.
Kami Sama (Piccolo) foi Deus da Terra e criador das Esferas do Dragão da Terra, antes de fundir-se a Piccolo Jr.. Seu poder foi superado por Yajirobe, Kurilin, Tenshinhan, Chaoz e Yamcha, como ele mesmo declara, durante o treinamento de preparação a vinda de Nappa e Vegeta ao Planeta Terra. Sem contar que Kami Sama também foi superado por Goku e Piccolo Jr., antes mesmo da chegada de Raditz à Terra.
Dende é o atual Deus da Terra (Kami Sama) em Dragon Ball e, por não pertencer a raça guerreira dos Nameks, também não possui qualquer destaque em termos de força. Apenas criou sua versão das Esferas do Dragão da Terra.
Enma-Daioh, apesar de ser “apenas” o Juíz dos Mortos, fez até Kami Sama (Piccolo) tremer frente a sua magnitude. Além disso, Enma-Daioh foi capaz de julgar todos os grandes vilões e decidir o que fazer com eles (na verdade, Enma-Daioh julga a todos). No mangá, Raditz causou apenas uma pequena confusão no Mundo dos Mortos, sendo prontamente contido por Enma-Daioh. Ainda no mangá, Enma-Daioh julgou Dabura, o Rei dos Demônios, mandando-o para o Céu. E foi Enma-Daioh que preservou a alma de Vegeta, dando-lhe um corpo, durante os momentos críticos da luta entre Buu e Gohan. Fora que Enma-Daioh também guardou a alma de Kid Buu para ressuscitar novamente em uma boa pessoa, a pedido de Goku.
Mesmo sendo o Juiz dos Mortos e coordenando as regras desse mundo, de alguma forma Enma-Daioh também se preocupa com o Universo e a ameaça que Buu representa para o mesmo. Por isso, há momentos que vemos o Juíz dos Mortos interferindo nos acontecimentos do Universo, tanto ao preservar a alma de Vegeta para seguir ao campo de batalha contra Buu, quanto ao ceder sua energia para formar a Genki-Dama que derrotou Kid Buu. E torcendo, junto com seus ajudantes (que também cederam energia), para que a derrocada de Buu acontecesse.
Habilidade dos Deuses e Seres espirituais
Tanto Kami Sama (Piccolo) como Enma-Daioh podem reconstruir corpos. Kami Sama, quando reconstruiu o corpo de Chaoz após explodir-se contra Nappa; Enma-Daioh, quando reconstruiu o corpo de Vegeta que havia virado cinzas contra Buu gordo.
Kibitto pode teleportar-se ou teleportar uma ou várias pessoas para qualquer lugar do Universo, além de curar pessoas e materializar objetos.
KaioShin do Leste pode conter movimentos de um ser e materializar objetos, além de ler pensamentos. Dende pode curar pessoas. Ro-KaioShin pode potencializar o poder oculto de qualquer lutador para muito além dos seus próprios limites, além de possuir um olho divino que enxerga “além das paredes”, segundo o próprio quando Goku lhe ofereceu revistas pornôs em troca de sua ajuda contra Buu!
Kaio-Sama do Norte pode materializar objetos e através de suas antenas se comunicar (ou quem por a mão em suas costas também pode) telepaticamente com qualquer um em todo o Universo. Lembrando que estas técnicas não são necessariamente natas a um ser divino, sendo apenas técnicas particulares.
Em Dragon Ball GT, Ro-KaioShin e o KibittoShin (KaioShin e Kibitto unidos pela fusão Potara) podem se comunicar com os habitantes de outros planetas. Kami Sama (Piccolo) em Dragon Ball Z também se comunicava telepaticamente, como fez com o Kaio do Norte após ser ressuscitado. Entretanto esse tipo de habilidade é comum entre outros personagens.
Em Dragon Ball GT, KibittoShin realiza o teleporte da mesma maneira como faz Goku com seu Shunkanido, colocando dois dedos na testa e pensando antes. Bem estranho, já que em Dragon Ball Z era feito naturalmente e instantaneamente.
A Terra como único planeta teísta?
Kami Sama (Piccolo) e Dende são originários do Planeta Namek. São também criadores das Esferas do Dragão. Não se tem conhecimento dos demais Deuses abaixo dos Kaio-Samas, que não os da Terra. O Grande Patriarca do Planeta Namek não é Deus, mas sim o criador e líder de todos os habitantes do planeta. Com a sua morte, o Namek Muuri passa a ser o líder do seu povo, inclusive criando as novas Esferas do Dragão do Novo Planeta Namek.
Na Terra, existem outros seres com cargos divinos, como o gato Karin e o Sr. Popo, ajudante de Kami Sama. Todos presentes no anime e no mangá.
No filme 1 de Dragon Ball Z (ドラゴンボールZ オラの悟飯をかえせッ!!い!! / Doragon Bōru Zetto Ora no Gohan o Kaese!!) é mostrado um pouco sobre a escolha para ocupar o cargo de Deus na Terra, onde Piccolo (Kami Sama) e Garlic eram pupilos de um outro Kami Sama (anterior ao 1º que conhecemos, o próprio Piccolo). No anime de Dragon Ball Z, há a representação e acontecimentos envolvendo os antigos deuses da Terra ou seja os antecessores a Kami Sama (Piccolo), como protetores do local sagrado onde localiza-se o buraco das sete correntes, dentro do próprio Templo de Kami Sama. Os antigos Kami Samas da Terra aparecem punindo o atual Kami Sama (Piccolo).
Esses eventos envolvendo os antigos Kami Samas da Terra não ocorrem no mangá. Mas no mangá, sabe-se que existiram outros Kami Samas anteriores a Piccolo (Kami Sama), quando Goku comenta que Sr. Popo vive no Palácio de Kami Sama (Piccolo) muito antes do Kami Sama anterior do anterior do anterior. Isso ocorre quando Goku, Kurilin e os outros estão no hospital se recuperando da luta contra Vegeta e na aparição de Sr. Popo no hospital para falar sobre a nave que poderia levá-los ao planeta Namek.
Logo, no mangá, o único planeta mostrado dependente de um Deus (Kami Sama) é a própria Terra, não havendo nenhuma outra citação de seres com cargos divinos nos poucos planetas mostrados ou citados no mangá.
No anime, entretanto, há a citação de um Deus (Kami Sama) presente no Planeta Vegeta. Tal citação ocorre como filler, no episódio 20 de Dragon Ball Z, onde Kaio-Sama do Norte conta a Goku sobre os guerreiros Saiyajins. Neste episódio, Kaio-Sama fala sobre as barbáries cometidas pelos Saiyajins, um povo guerreiro que conquistava outros planetas em troca de dinheiro e tecnologia. Tais ações desastrosas fizeram com que o Deus do Planeta Vegeta atraísse com seu poder meteoros gigantescos para que se chocassem com o Planeta Vegeta, o explondindo. Nesse momento, aparece uma espécie de flashback, mostrando o tal Deus atraindo os meteoros, acabando assim com o Planeta Vegeta.
Esta cena não existe no mangá e é completamente incoerente, visto que o que ocasionou a explosão do Planeta Vegeta foi um ataque devastador realizado por Freeza e não a fúria de um Deus próprio do Planeta Vegeta. Quando esse filler foi criado, a elaboração da saga de Freeza ainda não havia sido idealizada por Akira Toriyama, portanto o estúdio de animação nesse episódio quis dar uma explicação razoável para o ocorrido com o Planeta Vegeta e seus habitantes, os Saiyajins. Uma falha tenebrosa, pois gerou uma grande inconsistência no enredo. A não ser que levemos essa passagem como uma grande mentira de Kaio-Sama do Norte, que, mais pela frente na série implora para que Goku não se envolva com Freeza, devido ao seu enorme poder.
Credito: kami-sama

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Colaboradores