segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Esferas do Dragão

Esferas

Introdução

Há aproximadamente 75 milhões de anos atrás, os KaioShins desse tempo deram aos Nameks o dom de criar as chamadas esferas do Dragão. Existem 7 esferas do Dragão e todas possuem um brilho singular. A diferença é o número de estrelas que cada uma tem, variando de uma a sete.

Quando se consegue reunir todas as 7 esferas do Dragão e dizer as palavras mágicas, aparece um grande dragão que concede qualquer desejo que se pede, dentro de certos limites. Mas há centenas de anos atrás, o planeta Namek atravessou problemas climáticos e alguns de seus habitantes tentaram escapar. Um pequeno Namek foi enviado ao planeta Terra para sobreviver. Era Piccolo, filho de Katattsu, que mais tarde se tornaria Kami Sama da Terra.

Por fazer parte da família do clã Dragão, o filho de Katattsu criou instintivamente esferas parecidas com as de seu planeta e as separou por todo o mundo para que a tentativa de encontrá-las fosse mais interessante. Após cumprido o desejo, as esferas se separam por todo o mundo e permanecem inativas por 1 ano, convertidas em pedra. Essas seriam as famosas esferas do Dragão da Terra.

História

A história de Dragon Ball inicia-se quando Bulma encontra no sótão de sua casa uma esfera do Dragão. Após pesquisar muito sobre a esfera, descobriu sua utilidade quando reunidas e passou a percorrer o mundo atrás das outras esferas. Para facilitar a busca, Bulma inventou um radar que detecta as esferas do Dragão, pois estas emitem pequenas ondas bem fraquinhas.

Todos os acontecimentos na série surgiram graças as esferas do Dragão e ao interesse inicial de Bulma em juntá-las. Ao longo da série, é descoberto que além das esferas do Dragão da Terra, existem também as esferas de Namek (as originais) e as esferas de estrela negra (ou Black Star Dragon Balls, em Dragon Ball GT apenas).

Propriedades gerais das esferas

- Cada grupo de esfera está composto por sete Dragon Balls. Possuem cor alaranjada e uma pequena estrela no seu interior (que variam de 1 a 7 estrelas).

- É necessário reunir as sete esferas e dizer a palavra mágica correspondente para evocar o dragão.

- Quando o dragão é evocado, o céu do planeta fica totalmente escuro, independente do horário e ambiente.

- Se o criador das esferas morre, estas se convertem em pedras. Se o dragão está sendo evocado nesse momento ele desaparece.

Propriedades gerais das esferas de Namek e da Terra

- Logo depois de ter cumprido os desejos, as esferas se dispersam pelo planeta de origem e permanecem desativadas, convertidas em pedra por algum tempo.

- Não podem reviver uma pessoa que morreu de causa natural ou doença, por exemplo. Mas podem ressuscitar brevemente a quem tenha morrido caso sua morte foi acelerada por algo. Um exemplo é o caso do Patriarca de Namek, que teve a morte acelerada pela presença de Freeza e seus soldados.

- Não podem conceder um desejo que passe da capacidade de seu criador. Um exemplo é de quando Kurilin pediu para Shenlong para transformar os Andróides A17 e A18 em humanos. O dragão disse que não era possível.

- Não podem matar ou contrariar um ser muito poderoso. Se o desejo envolve alguém muito poderoso, este pode recusar o desejo. Um exemplo é de quando Goku não quis ser trazido de volta à Terra, após 130 dias passados na luta que teve com Freeza, em Namek. Nesse caso o desejo se considera nulo e pode se pedir outra coisa no lugar.

- As estrelas contidas no interior dessas esferas são vermelhas.

Propriedades gerais das esferas de estrela negra e da Terra

- O nome do dragão que surge para realizar os desejos é Shenlong.

- A palavra mágica (ou código secreto), para evocar Shenlong é ”Sai daí Shenlong!”.

- As esferas são aproximadamente do tamanho de uma bola de tênis.

- Não há especificação de qual língua deve ser pronunciada para se pedir os desejos.

Propriedades gerais das esferas de estrela negra

- Foram criadas por Piccolo (Kami Sama) antes de expulsar de seu corpo todo o mau contido nele… em suma, estas esferas foram criadas por Kami Sama antes de perder metade de seu poder ao criar Piccolo Daimaoh.

- As estrelas contidas no interior dessas esferas são negras.

- Dentre os dragões que concedem desejos, o das esferas de estrela negra é o maior de todos, considerando a série não canônica Dragon Ball GT. Além disso, o dragão possui cor avermelhada e seu corpo é meio transparente, mesclando-se com o céu negro gerado por ele, após ser evocado.

- O dragão concede apenas 1 desejo por vez.

- Provavelmente pode matar ou contrariar um ser muito poderoso. Este fato foi observado quando o dragão destas esferas transformou Goku em criança sem consultá-lo de nada.

- Logo após ter cumprido o desejo, as esferas se dispersam para os 4 cantos da galáxia (Norte, Sul, Leste, Oeste).

- Provavelmente as esferas não se tornam pedras após realizar um desejo e nem ficam desativadas, visto que em menos de 1 ano em busca das esferas pelo Universo, as mesmas já se apresentavam na sua forma original.

- Provavelmente o dragão pode conceder qualquer desejo.

- Caso as esferas não estejam no planeta depois de um ano passado após ter realizado um desejo, o planeta explode.

- Estas esferas, assim como o dragão só existem em Dragon Ball GT, sendo sua existência geradora de contradições com a obra canônica.

Propriedades gerais das esferas de Namek

- Foram criadas pelo Patriarca de Namek. Após a morte do Patriarca, Muuri assumiu o seu lugar e passou a ser o Patriarca de Namek e o responsável pelas esferas.

- O nome do dragão que surge para realizar os desejos é Porunga.

- Dentre os dragões que concedem desejos, o das esferas de Namek é o 2do maior dragão. Além disso, é verde, possuí barbatana, 2 chifres na cabeça e possuí uma aparência humanóide.

- O dragão concede até 3 desejos por vez.

- Na saga de Freeza, as esferas de Namek só podiam ressuscitar uma pessoa por desejo. Já na saga de Boo, Muuri fez com que as esferas pudessem ressuscitar qualquer quantia de pessoas por desejo.

- Podem ressuscitar a mesma pessoa quantas vezes preciso.

- Após concedidos os desejos, as esferas além de se dispersarem, podem também voltar para o seu criador.

- As esferas podem voltar a ser usadas após 130 dias a partir do dia em que foi usada pela última vez.

- A evocação e os desejos devem ser feitos no idioma de Namek.

Shenlong

Propriedades gerais das esferas da Terra

- Foram criadas por Kami Sama (Piccolo), muito provavelmente após ter expulsado seu lado maligno de si (Piccolo Daimaoh). Após Kami Sama (Piccolo) ter se fundido com Piccolo Jr., as esferas tornaram-se pedras e ficaram inativas até que Dende assumiu o cargo de Kami Sama da Terra e reativou as esferas.

- Dentre os dragões que concedem desejos, o da Terra é o menor de todos. É muito semelhante com o dragão das esferas de estrela negra, porém é verde e seu corpo não fica transparente com o céu negro gerado por ele, após ser evocado.

- Desde o início de Dragon Ball, o dragão das esferas da Terra só concedia apenas 1 desejo por vez. Após as esferas serem reativadas por Dende, na saga de Cell, o dragão passou a realizar 2 desejos por vez. Na Saga de Buu, Dende deu um ”upgrade” nas esferas, fazendo com que elas passassem a realizar 3 desejos por vez.

- Podem ressuscitar qualquer quantia de pessoas em um só desejo.

- Não podem ressuscitar alguém que tenha morrido a mais de 1 ano.

- Não podem ressuscitar uma pessoa que já tenha sido revivida com as mesmas esferas. Porém, quando Dende reativou as esferas da Terra, mesmo sendo as mesmas esferas, todos que já haviam morrido e ressuscitados por meio das esferas antigas, caso morressem novamente podiam ser ressuscitados pelas esferas reativadas de Dende. Um exemplo disso foi Goku que, quando morreu pela primeira vez, foi ressuscitado por meio das esferas da Terra e, na segunda vez, ia ser ressuscitado com as esferas reativadas de Dende, só que Goku não quis ressuscitar.

- As esferas podem voltar a ser usadas após 365 dias a partir do dia em que foi usada pela última vez. Porém, cabe destacar algumas situações extraordinárias que ocorreram: em 2 casos, quando Shenlong foi destruído, e quando Kami Sama (Piccolo) morreu e logo reviveu, as esferas da Terra foram utilizadas 2 vezes em menos de 1 ano.

- Caso for pedido apenas um desejo à Shenlong, pode-se despedir-se do dragão nesse momento e as esferas permanecem inativas por menos tempo que o usual.

Contradições da série não canônica com a série canônica

No episódio 33 de Dragon Ball Mestre Kame explica a Kurilin e Lunch a origem das esferas do Dragão. Em sua explicação, ele revela que as sete esferas eram na verdade apenas uma só e por causa da ganância humana ela foi divida em sete esferas e espalhadas pelo mundo.

Apesar do contexto ser levemente alterado entre as dublagens oficiais da série, segue abaixo a transcrição desta revelação nos episódios exibidos no Brasil:

Mestre Kame: “Ahn, essas esferas são aquelas que pertenciam ao fantástico Dragão Mágico, segundo conta a lenda”.

Kurilin: “O sr. sabe essa lenda, Mestre? Será que poderia me contar?”

Mestre Kame: “Uhum. Isso é só uma tradição, mas dizem que há muito tempo as esferas do Dragão formavam uma esfera muito grande”.

Kurilin: “Mas por que as esferas se separaram em sete partes?”

Mestre Kame: “Hmmm, por causa da cólera de Deus. Há muito, muito tempo, quando os humanos eram honestos, Deus os abençoou e lhes deu a enorme esfera do Dragão”.

Uma espécie de flashback aparece no meio da conversa e Mestre Kame continua: “Eles construíram um palácio sagrado e a colocaram dentro de um relicário. E seus pedidos eram apenas para dias de paz. Mas logo a maldade cresceu em suas mentes e só utilizavam a esfera do Dragão em benefício próprio. E assim começaram as lutas entre eles. E Deus se aborreceu. Ele dividiu a esfera do Dragão em sete partes. E as espalhou pelo mundo todo. Deus os obrigou a não dependerem da esfera do Dragão. Mas um homem malvado e mesquinho insistiu em encontrar as sete esferas. E com isso conseguiu obter um grande poder”.

Essa história, seja na dublagem original ou nas dublagens ou traduções diversas é completamente incoerente com a verdadeira origem das esferas do Dragão. Elas nunca foram apenas uma só esfera e elas foram criadas por Kami Sama, o deus da Terra. Provavelmente o conceito sobre a origem das esferas do Dragão sequer havia sido pensado por Akira Toriyama no mangá. Kami Sama ainda não havia sido criado e nem relacionado como criador das esferas. Entretanto, Mestre Kame enfatiza de que tudo isso é apenas uma lenda. O episódio em questão é totalmente filler, sem qualquer relação com a obra original.

As esferas do Dragão de estrela negra foram introduzidas em Dragon Ball GT, uma série animada não canônica de Dragon Ball. Tais esferas distorcem a lógica dos fatos ocorridos na série canônica, tal como o fato de Piccolo Jr. desconhecer a existência de tais esferas. Considerando que Piccolo Jr. era a reencarnação de Piccolo Daimaoh (sendo este a contra parte original de Kami Sama), como também considerando que Piccolo Jr. chegou a fundir-se com o próprio Kami Sama, é completamente incoerente que Piccolo Jr. desconhecesse da existência de tais esferas.

Outra incoerência é como Pilaf descobriu a existência dessas esferas, já que era de conhecimento somente do próprio criador (Piccolo original – filho de Katattsu e futuro Kami Sama), do Sr. Popo e do Sr. Kaio Sama do Norte.

Desejos realizados ao longo da série canônica de Dragon Ball

- Uma calcinha (esferas do Dragão da Terra/ Kami Sama). Pedido feito por Oolong.

- Reviver Bora (esferas do Dragão da Terra/ Kami Sama). Pedido feito por Bora.

- Rejuvenescer Piccolo Daimaoh (esferas do Dragão da Terra/ Kami Sama). Pedido feito por Piccolo Daimaoh.

- Ressuscitar todas as pessoas mortas por Piccolo Daimaoh e suas crias (esferas do Dragão da Terra/ Kami Sama). Realizado pelo próprio Shenlong.

- Reviver Goku (esferas do Dragão da Terra/ Kami Sama). Pedido feito por Mestre Kame.

- Reviver Piccolo Jr. (esferas do Dragão de Namek/ Patriarca). Pedido feito por Dende.

- Levar Piccolo Jr. para Namek (esferas do Dragão de Namek/ Patriarca). Pedido feito por Dende.

- Ressuscitar todos as pessoas mortas por Freeza e seus soldados (esferas do Dragão da Terra/ Kami Sama). Pedido feito por Sr. Popo.

- Levar todos os que estavam em Namek para a Terra, exceto Goku e Freeza (esferas do Dragão de Namek/ Patriarca). Pedido feito por Dende.

- Fazer com que a alma de Kurilin não ficasse nos destroços de Namek, quando ele fosse ressuscitado (esferas do Dragão de Namek/ Muuri). Pedido feito por Dende.

- Reviver Kuririn (esferas do Dragão de Namek/ Muuri). Pedido feito por Dende.

- Reviver Yamcha (esferas do Dragão de Namek/ Muuri). Pedido feito por Dende.

- Reviver Chaoz (esferas do Dragão de Namek/ Muuri). Pedido feito por Dende.

- Reviver Tenshinhan (esferas do Dragão de Namek/ Muuri). Pedido feito por Dende.

- Transportar os Nameks para um novo planeta, semelhante ao planeta Namek (esferas do Dragão de Namek/ Muuri). Pedido feito por Dende.

- Ressuscitar todas as pessoas mortas por Cell (esferas do Dragão da Terra/ Dende). Pedido feito por Yamcha.

- Tirar as bombas dos corpos dos Andróides 17 e 18 (esferas do Dragão da Terra/ Dende). Pedido feito por Kurilin.

- Ressuscitar todos os mortos durante o 25º torneio, excetos os malvados (esferas do Dragão da Terra/ Dende). Pedido feito por Yamcha.

- Restaurar a Terra (esferas do Dragão de Namek/ Muuri). Pedido feito por Dende.

- Ressuscitar a todos que haviam morrido desde que Babidi chegou a Terra, exceto os malvados (esferas do Dragão de Namek/ Muuri). Pedido feito por Dende.

- Recuperar as forças de Goku na luta decisiva entre ele e Boo (esferas do Dragão de Namek/ Muuri). Pedido feito por Dende.

- Fazer com que todos os humanos esquecessem de que Boo foi malvado (esferas do Dragão da Terra/ Dende).

Desejos realizados ao longo da série não-canônica (Dragon Ball GT)

- Rejuvenescer Goku, tornando-o uma criança novamente (esferas de estrela negra/ Kami Sama). Pedido feito por Pilaf.

- Criar um planeta que se assemelhasse ao planeta Plant (planeta Vegeta), para ser o lar de Bebi (esferas de estrela negra/ Kami Sama). Pedido feito por Bebi.

- Restaurar a Terra (esferas do Dragão de Namek/ Muuri).

- Ressuscitar todos os mortos durante a luta contra os dragões malignos, surgidos após o próprio Shenlong das esferas da Terra ter acumulado energia negativa a cada desejo feito durante sua existência (esferas do Dragão da Terra/ Dende). Pedido feito por Goku.

Desejos realizados exclusivamente nos filmes de Dragon Ball

- Pansy pede a Shenlong que faça o Reino de Gourmet voltar a ser como era antes, sem os rubis. Curiosamente Shenlong concede o desejo, desaparece, mas o vilão Gourmet aparentemente volta a sua forma humana (já que no filme apresentava ser um monstro glutão). Isso, no filme 1 de Dragon Ball - Doragon Bōru Shenron no Densetsu/ ドラゴンボール 神龍の伝説 (esferas do Dragão da Terra/ Kami Sama).

- Goku pede a Shenlong que ressuscite Bora, no filme 2 de Dragon Ball – Doragon Bōru: Makafushigi Dai-Bōken/ ドラゴンボール 魔訶不思議大冒険 (esferas do Dragão da Terra/ Kami Sama).

- Goku pede a Shenlong que reconstrua o Andróide n° 8, sem a bomba que existia em seu corpo, no filme comemorativo de Dragon Ball – Doragon Bōru Saikyō e no michi/ ドラゴンボール 最強への道 (esferas do Dragão da Terra/ Kami Sama).

- Garlic Jr. pede a Shenlong que o torne imortal, no filme 1 de Dragon Ball Z – Doragon Bōru Zetto Ora no Gohan o Kaese!!/ ドラゴンボールZ オラの悟飯を返せッ!! (esferas do Dragão da Terra/ Kami Sama).

- Dr. Kochin pede a Shenlong que liberte Dr. Wheelo, no filme 2 de Dragon Ball Z – Doragon Bōru Zetto Kono yo de ichiban tsuyoi yatsu/ ドラゴンボールZ この世で一番強いヤツ (esferas do Dragão da Terra/ Kami Sama).

- Bulma, Gohan e Kurilin desejam a Shenlong que restaure a floresta incenciada, no filme 3 de Dragon Ball Z – Doragon Bōru Zetto Chikyū marugoto chōkessen/ 地球まるごと超決戦 (esferas do Dragão da Terra/ Kami Sama).

- Slug pede a Shenlong que o rejuvenesça, no filme 4 de Dragon Ball Z – Doragon Bōru Zetto Sūpā Saiyajin da Son Gokū/ ドラゴンボールZ 超サイヤ人だ孫悟空 (esferas do Dragão da Terra/ Kami Sama).

- Goten deseja em pensamento que Goku estivesse para ajudar Gohan e ele contra Broly, e aparentemente Shenlong realiza seu “desejo”, no filme 10 de Dragon Ball Z – Doragon Bōru Zetto Kiken na Futari! Sūpā Senshi wa Nemurenai/ ドラゴンボールZ 危険なふたり!超戦士はねむれない.

Esse é um pedido extremamente controverso. Primeiro que, ao contrário da clássica cena da série canônica onde a imagem de Goku aparece ajudando Gohan contra Perfect Cell ao disparar o KameHameHa decisivo da batalha, onde há toda uma característica simbólica como se Goku estivesse dando apoio um moral àquele momento, isso não ocorre com a mesma conotação no filme. Realmente Goku aparece, sem auréola, descendo do céu com um corpo físico, se posicionando junto a Gohan e Goten e disparando um KameHameHa visível, real e que faz TODA a diferença no desfecho da batalha contra Broly.

Curiosamente, Shenlong já havia sido evocado por Goten alguns momentos antes, quando Broly o perseguia junto com Trunks. A evocação não foi de uma maneira usual, (com direito a reza e tudo), mas Shenlong sequer se manifestou, o que frustrou o o pobre Goten. Já na cena onde Goten deseja em pensamento a ajuda de seu pai naquele momento, as esferas brilham, o céu escurece de uma maneira bem diferente da habitual e Shenlong não aparece, mas Goku sim! Após a derrota de Broly, não há sinal de Goku por perto, mas as esferas do Dragão aparecem se dispersando como ocorre sempre após os desejos serem realizados.

Lembrando ainda que as esferas utilizadas foram as criadas por Dende e que nesse momento da série eram capazes de realizar até dois desejos. Essa cena criou diversas indagações sobre o porquê de Shenlong não aparecer, como Shenlong realizou o desejo de Goten por pensamento, se realmente Goku esteve presente na cena e se realmente o desejo de Goten foi realizado.

- Hoi deseja a Shenlong que a caixa que ele encontrara fosse desbloqueada, no filme 13 de Dragon Ball Z -Doragon Bōru Zetto Ryū-Ken Bakuhatsu! Gokū ga Yaraneba Dare ga Yaru/ ドラゴンボールZ龙拳爆発がやる!悟空がやらねば誰. Isso fez por libertar Tapion de seu confinamento. No mesmo filme, Goku e seus amigos mencionam que irão evocar Shenlong mais uma vez para ressuscitar todas as pessoas mortas durante a batalha travada com Hildegarn.

* Shenlong aparece no filme 12 de Dragon Ball Z – Doragon Bōru Zetto Fukkatsu no Fyūjon!! Gokū to Bejīta/ ドラゴンボールZ 復活のフュージョン!!悟空とベジータ, mas nenhum desejo é solicitado.

Finalizando

Na série animada, os dragões foram evocados dentro dos requisitos ao total de 17 vezes, apareceram 16 vezes após serem evocados (o que não saiu foi o Shenlong criado por Dende), 1 vez sem ser evocado (esferas do Dragão da Terra/ Dende) e realizaram 26 desejos, sendo 1 desejo por engano: o de rejuvenescer Goku, tornando-o uma criança novamente. Explica-se: Pilaf, que já tinha evocado Shenlong, mencionou após se irritar e ver que não era páreo à Goku, que queria que Goku fosse pequeno, para que pudesse dar uma lição nele e tal. Acontece que Pilaf falou isso por falar, como se fosse uma lamentação. Porém, Shenlong considerou isso um pedido.

Fonte: Kami-Sama

Nenhum comentário:

Postar um comentário