quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Akira Toriyama e seu Mundo


Por favor, note de antemão que não vamos estar aqui para escrever a biografia barbosa habitual que todos ler as primeiras 3 linhas e depois mudar de página. Temos muito respeito pelo professor Toriyama, mas estamos aqui para dizer o que ninguém nunca quis ou foi capaz de falar sobre ele.


Akira Toriyama nasceu em 1955 na província de Aichi, durante a Guerra Fria. Embora o Japão, após a destruição de Hiroshima e Nagasaki, já não tinha um papel, a ameaça de guerra nuclear e as histórias de conflito em si deve ter influenciado o jovem mente do designer. Tanto que hoje, ao reivindicar a odiar a guerra, a casa cheia de modelos de veículos militares, tanques e aeronaves (foto continuado do quarto em que Toriyama mantém a embalagem de seus modelos).


O Akira pequena duração, no entanto, a infância muito feliz e despreocupado, seus pais o incentivaram a estudar e todos os dias houve inovações técnicas descobertas e tão animado. De pequenos construídos muitos modelos de plástico (ou seja, a montagem de kits modelo geralmente veículos), assistindo TV Popeye (Popeye para os não iniciados) e desenhos da Disney. Foi no final do trabalho de Disney placa animação, a 101 Dálmatas, para determinar seu raio para o mundo dos designers.
Mas mais do que isso, do ponto de vista de gráficos / técnicos (sobre este assunto, consulte o artigo O gráfico de desenvolvimento de Dragon analógico era Bola para digital), estamos interessados ​​em explorar as voltas e reviravoltas da história de Dragon Ball e Toriyama Akira como tem sido influenciado por fatores externos para moldá-los. Um dos primeiros exemplos é o Oolong porco vestindo o terno militar da China comunista.
 

Toriyama foi, sem dúvida, muito mais fascinado pelo mundo ocidental e suas produções de cinema. Em uma de suas entrevistas, ele declarou:
"Ele entrou no colégio (escola) [...] Eu não li os quadrinhos e quase tudo o que eu fiz foi assistir a filmes. Eu amei o filme de monstro e eu ia muitas vezes de bicicleta para Nagoya para vê-los. [...] Eu vi até mesmo westerns e filmes de guerra e eu acho que as coisas são vistas em seguida, acabou de alguma forma no Dragon Ball ".
E de fato era isso, podemos ver os seguintes exemplos óbvios.


Comparado com os mutantes Saibamen Metaluna e alienígenas de "This Island Earth" (1955, dirigido por Joseph M. Newman).

A semelhança é impressionante. Toriyama deve ter visto como uma criança na TV trasmisione no Japão alguns anos mais tarde. Para não perder nada, no segundo filme de Dragon Ball Z você ver as criaturas (bio-homens) ainda mais semelhante:



Sobre o tema de "copiar" Toriyama teve o seguinte a dizer em uma de suas entrevistas:

Sabemos que, em seu estúdio há modelos. QUANDO projetou as cenas de sua primeira luta é inspirado a algo em particular?
Bem ... Eu não me lembro muito bem, mas posso dizer que a cópia dos outros não é o meu estilo. [Risos] Você pode se lembrar que as cenas de luta que eu vi tantos anos atrás. Na verdade, eu acho que é o filme para me dar algumas idéias, eu sempre gostei de ir ao cinema.

VER FILME MUITO MAIS?
Não, eu realmente não ir ao cinema desde que meu filho nasceu. Mas eu gravei em vídeo a maioria dos filmes estrangeiros que foram ao ar na TV, de qualquer tipo eram. Normalmente eu colocar em um filme enquanto você trabalha, mas com legendas, caso contrário eu não poderia desenhar. [Risos] maneira que eu possa trabalhar, e quando os sons que eu sentir que algo vai fazer parecer atraente. Às vezes eu realmente quiser assistir a um filme, então vê-lo com cuidado, e eu normalmente só têm diversão começa.

QUALQUER UM DESTES FILMES A inspirou para Dragonball?
Não, não penso assim. Geralmente, os seus problemas não são aplicáveis ​​para a história do DragonBall, porém eles me inspirou na maneira de apresentar as coisas, no visual. Por exemplo, no caso de explosões, não é simplesmente "Boom!", Mas antes de ver a luz e som - "Boom" - Vem depois.


É claro que aqui nós não queremos diminuir a obra de Akira Toriyama e contradizê-lo livre, também porque nós obviamente seus fãs. Mas entre ser fã e ser cego há diferença. Especialmente depois de ter lido e visto a seguir. Agora, há também a salientar que eu, pessoalmente, não considerar a cópia, se feito com sabedoria e personalização ruim. Na verdade, reunir elementos que lembram outros elementos, outras histórias, ou mitos, é o pão de cada dia para obter mais sucesso na televisão e no cinema. Não porque eles são "cópias", mas porque, obviamente, o autor fez um esforço para entender a tendência cultural de todo um mundo e unir tudo em um trabalho "original. E se você por favor, traga lendas chinesas (o início de Dragonball é assumidamente inspirado na lenda da pedra de macaco), a mitologia suméria (sobre este ver o artigo A verdade escondida em Dragon Ball) e da era do cinema de maior sucesso ocidental em uma única parcela. Você tem que ter uma mente brilhante e uma capacidade de ver o todo com a norma.

Sem tempo para me debruçar sobre elementos mitológicos, embora sejam de fundamental importância para compreender plenamente o trabalho, é importante ressaltar que durante o desenvolvimento de Dragonball Toriyama teve a oportunidade de trabalhar com três diferentes editoras Shueisha: Kazuhiko Torishima (primeiro Dragon Ball série) Yu Kondo (db final - metade da saga Cell) e Fuyuto Takeda (final da saga Cell - saga Buu).

Yu Kondo

Publicou um artigo na internet anos atrás, falando de personagens obscuros só assumiu no local de trabalho "de Toriyama no final da primeira série (quando Piccolo começa a falar em Namek com Shen / Kami) e em toda a saga Freeza, bem como em sua primeira sequela; elementos introducentovi mesmo satânicos e esotérico (sobre este ver as mensagens subliminares artigo em Dragon Ball). Não parece ser o caso de que o que precedeu esta parte da história (db) e como ele seguiu (saga buu) tem um estilo claramente diferente e mais despreocupado, muito mais próximo do modo de ser do mesmo Toriyama. Ao mesmo tempo, a grande maioria dos ventiladores preferem Frieza e sagas celulares do outro. Não podemos deixar de perguntar por quê.
Nós não queremos para deturpar Yu Kondo como fez o artigo citado acima, no entanto, se debruçar sobre este personagem pode realmente encontrar que influenciou significativamente Toriyama (na minha opinião de uma forma positiva), fazendo-o descobrir uma visão mais ampla o fato de que a Tory inevitavelmente derramou como uma inundação de sua história. Toriyama admitiu que inconscientemente pode ter sido inspirado por seus editores para alguns personagens do mal na série, o que daria uma confirmação dos rumores que Freeza foi inspirado apenas por Yu Kondo mesmo. O crescendo da primeira parte de DBZ é algo sublime, inegavelmente, para a apoteose da luta contra Freeza. Aqui, pela primeira vez a relação entre o bem eo mal leva um toque ambíguo. Super Saiyan Goku é assustador, e do terror que levanta Frieza transforma em um pequeno lagarto indefeso que você pode ter uma profunda compaixão. Talvez porque Freezer é a fraqueza da parte do mal de todos nós, talvez porque a mensagem que Yu Kondo (Toriyama ou como dirigido por Yu Kondo) queria transmitir iam muito além das aparências (sobre este ver o artigo A verdade escondida em Dragon Ball). Lembre-se que Yu Kondo trabalhou, bem como Dragonball, mesmo Sket Dance (onde há histórias de fantasmas esotéricos provenientes de vida após a morte) e Exorcista Azul (onde o filho de Satanás e uma mulher usa os poderes herdados do pai combatê-la).

Vamos agora, no entanto, as ideias de filmes que moldaram o mundo imaginário do Akira Toriyama. Abaixo está um resumo de exemplos muito evidentes.

Comparação Star Wars ep. V (1980) e Dragonball (1984 - provavelmente o palácio de Kami é visto pela primeira vez em 1986)


Comparação Superman (1978) e Dragon Ball Z (1990)


Comparação Godzilla Vs King Kong (1962) e Dragon Ball Z (1989)

Comparação Star Trek (1966) e Dragon Ball Z (1989)

Comparação Star Wars ep. V (1980) e Dragonball Z (1990)

Comparação Star Wars ep. V (1980) e Dragonball Z (1990)

Comparação Star Wars ep. V (1980) e Dragonball Z (1990)

Comparação Superman (1978) e Dragon Ball Z (1990)

Comparação Alien (1979) e Dragon Ball Z (1991)

Comparação Superman II (1980) e Dragon Ball Z (1992)

Comparação Terminator (1984) e Dragonball Z (1992)

Comparação Star Wars ep. VI (1983) e Dragonball Z (1994)

Comparação crianças o espaço (1950) e Dragonball Z (1994)

Comparação Star Wars ep. V (1980) e Dragonball GT (1996)


As imagens falam por si, mas eu quero reiterar que este artigo não é para profanar Dragon Ball. Aqui notamos que, por sua vez, foi inspirada pelos livros de Star Wars do Senhor dos Anéis (antes do filme), e por sua vez o Senhor dos Anéis foi inspirado na lenda do anel de Giges citados por Platão em sua obra filosófica da República (um pastor honesto, que encontra um anel que pode torná-lo invisível e que o levou a tornar-se mal, sendo capaz de agir sem ser visto e julgado por ninguém). Imaginem enrolamento caminho é por trás de tudo, e eu não ficaria surpreso se por trás do mito de Giges havia alguma outra história.

Nada aqui deve ser condenado vistos, tomá-lo como a abertura para uma visão mais ampla da obra de Akira Toriyama, como resultado de uma "análise cultural e de representação do mundo ocidental a partir da perspectiva da Europa Oriental. Trabalho visionário capaz de aproveitar décadas de história cultural, no mundo real, fazendo referências a mitos antigos e histórias assentadas na mente do subconsciente coletivo (veja verdades escondidas em Dragon Ball).


Créditos: DragonBallNEA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Colaboradores